Coordenador : Carlos Bazílio Martins
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388633.2199.30879.24022023
Departamento/Setor: RCM
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de Ensino Médio e Ensino fundamental II [9º ano] das redes de ensino público e privado da cidade de Rio das Ostras, com possibilidade de ampliação do projeto para outras cidades da Região dos Lagos.
Local de atuação: No campus da UFF em Rio das Ostras
Objetivo
O projeto tem por objetivo esclarecer e divulgar os cursos de graduação que são disponibilizados no campus, assim como toda a infra-estrutura da faculdade, planos de aula, grade de matérias de cada curso e demaisi atividades de ensino, pesquisa e extensão que são realizadas. As palestras ministradas por alunos dos próprios cursos de graduação da UFF oferecerão subsídio para que os estudantes do Ensino Médio conheçam quais são os cursos de graduação da UFF em Rio das Ostras, bem como seus projetos de extensão, bolsas de pesquisa, estágios, etc. As palestras serão ministradas por dois alunos de cada curso de graduação (enfermagem, produção cultural, engenharia de produção, ciência da computação, serviço social e psicologia) que apresentarão suas vivências no curso escolhido e o que o mesmo oferece, tirando dúvidas dos alunos das escolas públicas e privadas durante o evento. Objetivos específicos • Apresentar os cursos de graduação oferecidos pelo Campus Universitário da UFF em Rio das Ostras das escolas públicas e privadas da cidade de Rio das Ostras, em um primeiro momento. Posteriormente, a ação poderá ser ampliada para outras cidades da Região dos Lagos; • Incentivar uma reflexão acerca do pensamento acadêmico nas ciências exatas, humanas e biológicas, e a relevância deste conhecimento para uma formação profissional futura; • Fornecer visitas guiadas para que os alunos conheçam toda a infra-estrutura da universidade.
Resumo
O projeto PURO Informa (Projeto UFF Rio das Ostras Informa) é um encontro que traz esclarecimento e divulgação dos cursos de graduação que são disponibilizados na UFF de Rio das Ostras, assim como toda a infra-estrutura da faculdade, planos de aula e grade de matérias de cada curso. O projeto acontece em Rio das Ostras desde o ano de 2010 a partir de uma iniciativa da bibliotecária, hoje aposentada, Zilma S. De Jesus. A intenção é que o projeto seja institucionalizado e incorporado como uma programação do campus da UFF de Rio das Ostras.